top of page

EEFM HELENITA MOTA

3° BIMESTRE

Conteúdo disponível para
1°s, 2°s e 3°s anos, integral e noturno.

PERFORMANCE ARTÍSTICA

MARINA ABRAMOVIC

TEVE NA AULA

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

87673453bf987b4acb1a8b3a3e58f286c8fa680c62546039b5b491c40a9f4620.webp

MAURÍZIO CATTELAN

COMEDIAN [COMEDIANTE]

“Comedian” é uma banana presa na parede com fita adesiva, mas que não tem valor algum, já que a obra em si consiste em um certificado de autenticidade com diagramas detalhados e instruções para sua exibição adequada. Tipicamente um exemplar da arte conceitual em que as ideias dos artistas e seus projetos valem mais do que o objeto em si. Tanto a banana quanto a fita adesiva podem ser substituídas de acordo com a necessidade, ou seja, são descartáveis. Tão descartáveis que na feira de arte contemporânea Art Basel de Miami a fruta foi comida pelo artista David Datuna em uma ação provocativa que foi a sensação da exposição. Afinal, ele ingeriu uma fruta que -simbolicamente – valia 120 milhões de dólares!

O QUE É ARTE? E QUANTO VALE?

Maurizio Cattelan é um artista italiano contemporâneo conhecido por obras satíricas, controversas e provocativas, como a famosa instalação "Comedian", uma banana presa na parede com fita adesiva. Essa obra, que gerou grande debate sobre o valor da arte, foi vendida em leilão por milhões de dólares e se tornou viral, especialmente após um estudante coreano a comer durante uma exposição. Cattelan é um artista que se destaca por desafiar o mundo da arte com humor, questionando o conceito de arte e o valor atribuído a ela na sociedade.

Justin Sun, um empresário do ramo de criptomoedas, adquiriu a obra de arte "Comedian" de Maurizio Cattelan por US$ 6,2 milhões, e posteriormente a comeu em uma coletiva de imprensa, comparando a obra com a efemeridade das criptomoedas e com o valor que o mercado atribui aos ativos digitais. Cattelan vê a obra, uma banana presa a uma parede com fita adesiva, como uma provocação ao sistema da arte e um convite para refletir sobre o valor da arte e a sua própria fragilidade. 

VANGUARDAS EUROPEIAS

CLIQUE NAS IMAGENS E ESTUDE!

bottom of page